terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ciao, Milano!

Um dos sonhos mais recentes que realizei foi ir a Itália. Faltavam-me apenas dois fins de semana para terminar o estágio no Luxemburgo e não tinha planos para o penúltimo. Então, decidi ir passar dois dias a Milão.
Do Luxemburgo, conseguem-se voos muito baratos para Itália com a Ryanair. Paguei trinta e poucos euros ida e volta.

Na minha lista de lugares a conhecer em Itália estão praticamente todas as cidades. A seguir aos Estados Unidos, deve ser o país que mais ocupa a minha wish list de viagens.

Ao começar a aterrar em Bérgamo (a Ryanair voa para lá a partir do Luxemburgo e de vários outros destinos), reparei que o sol brilha de forma diferente em Itália. Os campos e as terras eram mais dourados, nem sei explicar bem.

▸ ▹ ► ▻✈

No aeroporto de Bérgamo, apanhei um autocarro que, numa hora, me deixou no centro de Milão. Estes autocarros partem a cada 20 minutos (quer seja do aeroporto ou do centro) e cada viagem custa 5€. Se comprarmos logo os dois bilhetes (ida e volta), pagamos 9€.

O que fazer em Milão?
Quando pensamos em Milão, pensamos em compras. Não admira, esta é uma das capitais mundiais da moda e a casa de muitas marcas de designers famosos: Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani, Dolce & Gabanna, e não nos podemos esquecer da semana da moda de Milão, que ocorre duas vezes por ano (Fevereiro/Março e Setembro/Outubro).

Por toda a cidade, encontrarão lojas cheias de bons descontos e outlets das grandes marcas. Uma das ruas mais recomendadas para fazer compras é Corso Buenos Aires.

Loja da Zara em Milão (a Zara mais bonita que já vi!)

Catedral de Milão (Duomo)
Como tinha uma fila enorme, acabei por só a ver de fora. A sua beleza é impressionante. Todos aqueles detalhes de estilo gótico deixaram-me de boca aberta. Tive imensa pena por não ter conseguido entrar na catedral, pois sei que, por dentro, é igualmente impressionante, e a entrada custa apenas 3€. Para ver a catedral e subir ao terraço, que tem das melhores vistas da cidade, paga-se 9€. 

Catedral de Milão

Galeria Vittorio Emanuele II
A poucos passos da catedral, encontra-se esta galeria comercial, onde há lojas de grandes marcas, restaurantes e até hotéis. A sua arquitetura é linda e as pinturas são impressionantes.

Galeria Vittorio Emanuele II (exterior, interior e pintura)

Saindo da Galeria pela porta de trás, deparamo-nos com o Teatro alla Scala, à frente do qual parei para descansar um pouco as pernas e apanhar ar fresco à sombra das árvores da praça do teatro. Aqui, podemos ver uma estátua de Leonardo da Vinci, que concebeu quase toda a cidade de Milão.

Estátua de Leonardo da Vinci

Porta Ticinese
Apesar de parecer algo de pouco interesse, gostei muito desta porta pelo seu significado. Fazia parte das muralhas da cidade no século XII. Ao passar esta porta, seguimos para uma das mais importantes áreas de Milão fora do centro histórico. Inclui vários restaurantes, o parque da cidade, basílicas, ruínas romanas e os canais.

Porta Ticinese e canais de Milão


O que comer?
Uma das coisas que ansiava experimentar era a comida italiana. Eis as minhas impressões.

Pizza
Eu ia ansiosa para provar verdadeira pizza italiana. Apesar de várias pessoas italianas que conheço me terem dito que a pizza de Milão não era boa, eu adorei! Comi na Premiata Pizzeria, perto dos canais, onde paguei apenas 8€ por uma pizza enorme que teria dado para duas pessoas (se eu não fosse gulosa!). Só me surpreendi com o valor extra no talão (1,50€), que corresponde ao serviço de mesa, ao que eles chamam coperto. Ainda assim, nada de escandaloso. 


Massa
Outra das coisas que ansiava provar em Itália era a vera pasta italiana. Comi uma bolonhesa num restaurante na Galeria Vittorio Emanuele II, que não me matou a fome por completo, pois a julgar pelo lugar e pelo preço, achei que era gourmet (ahahah!). Mas, ao que parece, as pastas em Itália são apenas entradas. Mas estava deliciosa! 


Gelado
Não fiquei triste por não matar a fome com a bolonhesa, pois ainda sobrou um espacinho para um gelato. Ainda na Galeria, pus-me na enorme fila da gelataria Savini e deliciei-me com um gelado de nocciola.



Souvenirs!
Por muito estranho que pareça, não é muito fácil de encontrar lojas de lembranças pela cidade de Milão. Apenas no centro, em torno da catedral e da Galeria, podemos encontrar alguns pequenos quiosques de lembranças. Acho que vi apenas duas lojas de souvenirs onde dava para entrar. De resto, apenas quiosques.

Onde ficar?
Como marquei esta viagem com muito pouca antecedência, os hotéis eram muito caros. Decidi recorrer ao AirBnb, onde encontrei um quarto ótimo perto do estádio San Siro, sede dos famosos Inter de Milão e A. C. Milan. Tinha uma ótima conexão de autocarros e metro (25 minutos de distância do centro da cidade). Paguei 30€ por noite.

A dona da casa, Danila, era uma idosa muito simpática que já viajou pelo mundo inteiro e que me recebeu muito bem. Ofereceu-me um mapa da cidade, onde assinalou vários pontos de interesse. No dia em que me fui embora, ofereceu-me chá e bolinhos. Adorei a minha estadia na sua casa e recomendo imenso.

Link para o anúncio do quarto: https://www.airbnb.pt/rooms/13135212

Transportes
O metro de Milão fez-me lembrar muito o metro de Lisboa! Bem maior, sim, mas fácil de compreender!
O preço de cada viagem é 1,50€ e o bilhete de 24 horas é 4,50€. Estes bilhetes também podem ser utilizados nos autocarros. 


A minha opinião sobre Milão
Achei Milão uma cidade linda! Todos os edifícios são em tons de amarelo, laranja e bege, o que faz com que a cidade tenha um brilho dourado. Achei-a muito bem servida de transportes e com preços bastante acessíveis. A comida é deliciosa e as pessoas são muito simpáticas. Só sugiro que a visitem na Primavera ou no Outono, porque eu visitei-a no início do Verão e morri de calor!

Lanchinho num lugar amoroso de Milão

Como sempre, deixei coisas por ver. Os fins de semana de passeio só chegam para nos dar um gostinho do destino e deixar-nos com vontade de voltar. Quando me disseram que não teria grande coisa para ver em Milão, achei que dois dias chegariam para conhecer tudo. Mas como me enganei. Milão é mais que a catedral e a moda. Está cheia de recantos lindos que vou conhecer numa próxima viagem. 

Ciao, Milano!

41 comentários:

  1. Milao é otimo para compras! ja passei 24 horas na cidade e amei, mas concordo que no verao fica insuportavel! haha

    obrigada pela visita querida! seguindo tbem!
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, fiz umas compras ótimas :)
      É mesmo!
      Obrigada também pela visita, Pam :) Beijinhos

      Eliminar
  2. partilha maravilhosa... obrigada

    ResponderEliminar
  3. Nossa que esse lugar é lindo ~
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Sofia!
      E nem é considerada das cidades italianas mais lindas!
      Imagina o resto!
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  4. Never been to Milano, but it seems as an amazing city, very culturaly rich! I defenitly have to visit one day :D

    xx, have a great week!

    d'star

    *d'star*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It is! You have so much to explore :) And the food is delicious!
      Have a great week too, and thanks for visiting :D xo

      Eliminar
  5. Não me importava nadinha de ir a Itália!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, Isa. E com o teu gosto pela moda, ias ficar doida lá ;)

      Eliminar
  6. Seems like such an amazing city. Stunning photos.

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Very nice post!
    I'm a new follower of your blog, if you want you can follow me <3
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  8. Legal, adorei tudo :)
    Beijos
    http://omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado, querida :)

    Sempre sonhei ir a Milão por, precisamente, ser uma das principais capitais da Moda. Tive amigos que lá foram mas que, em certos aspetos, é uma cidade meio fechada :/
    Contudo, as tuas fotos e a tua descrição deu-me mais vontade de lá ir!

    Adorei o blog e segui-te :D

    NEW REVIEW POST | Hyésac 3-Regul / Global Skin Care.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que o meu artigo teve esse efeito em ti, Miguel :)
      Não há nada como seres tu mesmo a ir tirar as tuas impressões da cidade ;) Certamente vais adorar, por gostares de moda. É o paraíso para qualquer amante da moda.
      Obrigada pela visita! Até breve!

      Eliminar
  10. Gostei do post! Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Muito bom. Amei por compartilhar aqui. Bjs querida

    ResponderEliminar
  12. next time...destination Rome...near my home :)

    ResponderEliminar
  13. Que sonho de viagem! Amei ler o seu relato e ver as suas fotos. Fiquei com água na boca com essas comidas maravilhosas! Assim como você, conhecer todas as cidades da Itália está no topo da minha travelist. Queria muito ir pra lá e passar um mês conhecendo todas as cidades que desejo... espero que esse plano se concretize um dia <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que olho para as fotos destas comidas, relembro como estavam deliciosas!
      Eu também amava passar lá um mês conhecendo todas as cidades :D Mas, com tanta comidinha gostosa, acho que a meio da viagem já estaria a comprar roupas novas :P
      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Que booom!
    De Itália só conheço a Sardenha, mas Roma, Milão e Veneza estão na minha lista!
    Gostei de acompanhar o teu roteiro!

    ResponderEliminar
  15. Oii, respondendo seu comentário, o artigo sobre unhas é da nossa parceira Taís B. do blog Esmaltecos, lá tem várias dicas sobre unhas, é só você entrar no blog, que você acha, http://www.esmaltecos.com.br/, beijos.

    ResponderEliminar
  16. Beautiful pictures, I would love to visit there one day!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  17. Não fazia ideia que as massas eram servidas como entradas em Itália. :)
    Adorava visitar Itália! Quem sabe um dia. ;) E essa Zara... Maravilhosa! *.*

    R: Espero que tenha experimentado os canelones e que tenha ficado bom (eu este fim de semana fiz a receita, mas sem as delícias do mar - que não tinha - e em formato de lasanha). :)
    Obrigada pela visita!*

    A Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta!
      Nem eu, imagina a minha cara :P ahaha
      Ainda não experimentei, porque tirei um siso e não anda fácil comer coisas mais sólidas.
      Mas assim que melhorar, vou fazer! Já sonhei com esse prato, uma destas noites!
      Obrigada também pela tua visita :)
      Beijinho

      Eliminar
  18. Beautiful pictures. I`ve been to Milano a couple of years ago and loved it.

    Georgiana / Beauty Nerd

    ResponderEliminar