terça-feira, 15 de agosto de 2017

Colorir? Isso não é para crianças?

Em 2014, numa das minhas habituais viagens a França, para visitar família, fui a uma loja de hobbies. Ia com o objetivo de comprar missangas e pedrinhas, para fazer bijuteria, mas a minha atenção voltou-se para um livro que estava na estante das revistas de trabalhos manuais. Na capa, podia-se ler "100 coloriages anti-stress" (100 desenhos anti-stress para colorir). Folheei-o e fiquei, de imediato, maravilhada com os desenhos detalhados. Vi, então, que era um livro de colorir para adultos. Nunca tinha visto um livro daqueles à venda em Portugal.


Sempre adorei colorir e, quando trabalhei numa escola como auxiliar de tempos livres, aproveitava a desculpa de estar no meio de crianças para pintar com elas. Porque até descobrir aquele livro, pensava como muitos adultos: colorir é para crianças.

Mas, como está escrito no livro (que comprei de imediato), "colorir não está apenas reservado às crianças". Esta é uma atividade que implica sentarmo-nos num lugar tranquilo, observar os motivos e imaginar as cores. Tal atividade favorece a concentração, a precisão e a utilização coordenada dos dois hemisférios do cérebro. Ajuda-nos a esvaziar a mente dos problemas do quotidiano e a relaxar.

Claro que é necessário gostar de colorir e ter paciência para tal, pois estes livros distinguem-se dos livros de colorir infantis precisamente pela abundância de detalhes e pela complexidade das ilustrações. Só vai relaxar quem tenha realmente paciência para colorir durante horas.

(A minha coleção de livros de colorir para adultos)

Não é necessário ter grandes conhecimentos de pintura para colorir estes livros. Apenas colorir sem regras. Mas, para quem deseja aprender novas técnicas de pintura, não faltam fontes de inspiração. No YouTube, é possível encontrar muitos canais com tutoriais de pintura. Os meus preferidos são Davlina Art, Alexandre Bavaresco, Rosana Penze e Gina Pafiadache. No Facebook, existem grupos de pintura, onde são publicados trabalhos, desafios, dicas de pintura e tutoriais. Dou o exemplo destes grupos: Jardim Secreto (OFICIAL) e Johanna Basford YOUR PAGES.

Abaixo, vou listar o meu top 10 de livros de colorir para adultos preferidos, pois entretanto fui mais algumas vezes a França (lá há uma variedade louca destes livros) e a febre chegou a Portugal, então fui enriquecendo a minha coleção! Clicando no título de cada livro, serão redirecionados para a loja onde podem comprá-lo.

Claro que o meu primeiro livro de colorir não poderia deixar de fazer parte desta lista. Não é o meu favorito, mas foi o meu primeiro e, por isso, é especial. Tem desenhos florais, geométricos e abstratos. 

Bestiaire extraordinaire, vários autores
Quem gosta de animais vai, certamente, gostar muito deste livro. As suas ilustrações detalhadas de animais são maravilhosas! Tem desde animais domésticos (gatos, cães...) a selvagens (ursos, leões, girafas...). 

Este livro chamou-me a atenção pela linda capa. Todas as capas da Art-thérapie são lindas! Neste livro, podemos encontrar desenhos para combater a insónia: caçadores de sonhos, carneirinhos, luas, estrelas... Eu costumo pintar muitas vezes, quando não tenho sono.

Floresta Encantada, de Johanna Basford
Johanna Basford é a minha ilustradora preferida. Adoro todos os seus desenhos. A forma delicada como ilustra dá imensa vontade de colorir. Neste livro, podemos encontrar tudo o que tenha a ver com florestas: raposas, corujas, árvores, cogumelos... assim como lindos castelos e casinhas em troncos de árvores. 


The Night Voyage, de Daria Song
Vocês já sabem que eu adoro o Natal, e este livro é dos meus preferidos por isso mesmo. Da autora de "A Câmara do Tempo", este livro conta uma história de uma menina que viaja pelo mundo para distribuir brinquedos. Os desenhos são tão perfeitos que ainda não tive coragem de os colorir, pois tenho receio de os estragar. Nos desenhos de Daria, podemos encontrar céus estrelados, brinquedos, origamis, relógios de cuco, paisagens de cidades... Uma infinidade de detalhes para colorir.


Scandia, de Zeena Shah
Quando vi este livro pela primeira vez, fiquei apaixonada. A sua capa é toda recortada com motivos florais, parece renda. Os desenhos são inspirados no estilo escandinavo: renas, paisagens de inverno, natureza, padrões folk. Ao colori-lo, fico logo com vontade de que seja inverno.

Paris Secreto, de Zoe de Las Cases
No ano passado, quando fui a Paris, decidi comprar este livro. Adorei as ilustrações lindas que mostram o mundo adorável das francesas. Paisagens de Paris, monumentos, perfumes, croissants e moda francesa são alguns temas que poderão encontrar neste livro muito fofo.

O Wally faz parte da infância de todos nós. Quem não perdeu a cabeça por não conseguir encontrar o rapazinho da blusa às riscas vermelhas e brancas? Pois neste livro, essa tarefa será um desafio ainda maior, pois temos de dar cor aos desenhos para descobrirmos onde anda o Wally. 

O Reino Animal, de Millie Marotta
Outro livro para quem gosta de animais. Borboletas, peixes, elefantes, pássaros, coelhos, libelinhas... tudo muito rico em detalhes para encher de cor. Todos os livros de Millie Marotta são sobre animais, cada um mais bonito que o outro. Mas o meu preferido será sempre este!

Jardim Secreto, de Johanna Basford
Claro que, para último, teria de ficar o meu livro de colorir preferido de todos. Vão, com certeza, reparar que não é o único da Johanna Basford no meu top 10. A verdade é que eu adoro todo o trabalho da Johanna, com o seu traço delicado e os seus desenhos maravilhosos.

E vocês, também gostam de colorir? Já têm algum livro de colorir para adultos? Deste top 10, qual foi o livro que vos deu mais vontade de comprar? Partilhem a vossa opinião comigo, através da secção de comentários. Vou adorar saber!

15 comentários:

  1. Olá.
    Obrigada pela visita.
    Um grande beijinho,
    M. Céu

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria, These look like beautiful books! I am going to an adult coloring class for the 1st time next week. I'm sure it will be a lot of fun! xoxo Judy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Judy!
      They are wonderful, I love them!
      So nice! We don't have that kind of classes here in Portugal! Enjoy it, I'm sure you will love it :) xoxo Maria

      Eliminar
  3. Meu preferido também é o Jardim Secreto. Tenho um grande carinho por ele por ter sido o meu primeiro. Mas amei esse de Paris, que luxo.
    Com que lápis você colore, Maria?
    Super beijo
    Amanda dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amanda :)
      O de Paris é lindo, dá uma vontade de viajar enorme! O Jardim Secreto é mesmo muito lindo. Eu sou uma grande fã do trabalho da Johanna Basford!
      Eu costumo usar Caran d'Ache e Faber Castell Polychromos. Também uso Maped, mas prefiro os outros dois por serem mais macios :)
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  4. Olá!
    Adorei o seu top 10.
    Não conhecia alguns deles.Os meu preferidos são os da Joahanna <3
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Janaina :)
      Muito obrigada!
      É verdade, alguns deles são pouco conhecidos, o que é uma pena, pois são lindos!
      Os meus preferidos também são os da Johanna. Adoro o traço delicado dela :)
      Beijos e obrigada pela visita! *

      Eliminar
  5. Adoro esses livros! Não tenho nenhuma colecção até porque costumo recorrer à net para umas mandalas de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindos :) Eu também costumava imprimir antes de haver os livros, há desenhos lindos na internet! E agora ainda mais, depois de ter surgido esta febre de colorir para adultos :)
      Beijinhos e obrigada pela visita, Cat!

      Eliminar
  6. Hi Maria, I went to the "Ageless Grace" class for Seniors (age 60 plus) today which is movement and games that are great fun and stimulate the brain, to keep from getting dementia. We did some coloring at the end for a few minutes, which helps relax and lower stress while being creative, and I loved it! The teacher has a variety of coloring sheets and pens. I started coloring a drawing with hearts (one of my favorite things) and brought mine home to finish later. xoxo Judy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Judy!
      So great that you are going to those classes! My parents are all for those activities that stimulate the brain. :)
      I am very happy you enjoyed adult coloring. You will be addicted soon, believe me!
      xoxo Maria

      Eliminar
  7. Obrigada, Maria João, pela visita ao A Mulher do 31. Apesar de ver por todo o lado esta nova moda para descontrair... ainda não tive o prazer de mergulhar nela. O teu post foi bem entusiasmante. Até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, que bom ver-te por aqui :)
      Espero que te tenha deixado com vontade ou curiosidade de experimentar. É muito giro mesmo! Até breve!

      Eliminar
  8. Também tenho um livrinho desses, foi o passatempo do Marido na praia, durante as férias. :)

    A Marta

    ResponderEliminar