sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O que aprendi em 2017


Nem acredito que faltam apenas dois dias para o fim de 2017. Sei que não sou a única que pensa isto, mas este ano passou a voar. Em menos de nada, passaram 365 dias. Tão depressa. Isto assusta-me, por um lado, pois lembra-me que a vida é tão breve. Mas eu tento não pensar muito nisso, pois gosto de viver um dia de cada vez.

Este mês, gostava de ter escrito mais e ter estado mais presente na blogosfera. Tinha várias ideias e esboços de artigos com o tema do Natal, mas também eu fui apanhada neste terrível surto de gripe, após uns dez anos sem estar doente assim.
Ainda assim, não queria deixar de fazer uma retrospetiva de 2017, pois sinto que este ano cresci muito e que a minha vida mudou muito!


Algumas das coisas que (re)aprendi em 2017:

1. Viver com pouco ou, pelo menos, com menos.
No início deste ano, livrei-me de muitas coisas que ocupavam muito espaço no meu quarto e que não me serviam de nada. Ver o resultado final, com tudo reorganizado e mais livre, foi uma das melhores sensações da minha vida. Libertei-me de tralha que não usava e vendi muita coisa que nunca usei.

2. Não é uma questão de sorte.
Ouvi muitas vezes as frases "Que sorte teres viajado para tal lugar", "Que sorte teres conseguido alcançar determinada meta", "Que sorte teres estagiado no Parlamento Europeu". Nada na vida nos cai do céu. Eu trabalhei muito para pagar cada viagem que fiz, esforcei-me para alcançar as minhas metas, estudei muito para ter boas notas e conseguir fazer o estágio. Tudo se consegue com esforço, não (só) com sorte :) 

3. Aproveitar cada momento.
Sempre tive isto muito presente, mas este ano senti mesmo que o tempo passa verdadeiramente depressa e que, às vezes, não paramos para saborear os momentos, que só acontecem uma vez. Este ano desfrutei muito de pequenos e grandes momentos.

4. Os sonhos realizam-se. 
Esta aprendizagem liga-se muito ao ponto número dois. Os sonhos realizam-se quando nos esforçamos mesmo e não desistimos deles. Sem dúvida que o meu momento alto de 2017 foi ter estado três meses no Luxemburgo a fazer o estágio, e isso aconteceu porque não desisti de realizar esse sonho. Da primeira vez que me inscrevi, não fui aceite. Voltei a tentar e consegui! Se não persistirmos é que não conseguimos.

5. Conseguimos adaptar-nos a tudo e superar tudo.
Claro que nem tudo foi maravilhoso em 2017. Tive situações que não estavam nos meus planos, mas acabei por me adaptar a elas e ver o lado bom de cada uma. E sabem que mais? Nem sempre tudo corre como queremos, mas não faz mal, não é assim tão mau.

6. Por vezes, somos a nossa melhor companhia.
Sempre partilhei casa com outras pessoas, por ser mais económico e por gostar de ter companhia. Este ano, durante o meu estágio, vivi completamente sozinha pela primeira vez. E gostei muito, mesmo. Nunca tive medo, mas achava que me ia sentir muito sozinha. Pelo contrário, gostei muito da experiência e senti-me muito bem. Também vivi momentos que gostava de ter partilhado com quem mais gosto, mas mesmo sozinha foi tão bom tê-los vivido.

7. Tudo acontece no momento certo.
Eu era a louca das listas e dos planos. Planeava algumas coisas demasiado rigidamente e ficava triste quando as coisas não aconteciam no tempo em que as planeava. Mas, este ano, acabei por perceber que há coisas que têm o seu momento para acontecerem. Se queremos que elas aconteçam, elas vão acabar por acontecer. Há que persistir e ter paciência. O momento certo há de chegar.

8. Agradecer sempre por tudo.
Como diz a Diana do blog Portuguese Girl With American Dreams, "E se acordássemos hoje com aquilo que agradecemos ontem?". E realmente é verdade, pois nada é garantido. É importante agradecer pelo que temos, seja a Deus, para quem acredite, ou ao Universo, ou aos que estão próximos de nós. 

E vocês? O que vos marcou mais em 2017? O que querem levar para 2018?
Espero que o vosso Natal tenha sido ótimo e desejo-vos um feliz ano novo!

9 comentários:

  1. Excelentes (re) aprendizagens!
    Espero que 2018 te traga momentos maravilhosos

    r: Muito, muito obrigada *.*
    Passou mesmo rápido, até custa a acreditar. Também é das épocas que mais gosto. Tem uma magia especial!
    Sim, sem dúvida :)

    Obrigada e igualmente*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andreia! :)
      Um feliz 2018 para ti também!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. 2017 foi um ano difícil a nível pessoal para mim. Mas também aprendi muitas lições!!
    Boas entradas!!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O início de 2017 também foi bastante difícil para mim. Mas tudo passa :)
      Obrigada, para ti também!

      Eliminar
  3. A melhor lição deste post é que realmente conseguimos adaptar-nos a tudo, foi algo que aprendi nos últimos dois anos e que mudou imenso e ajudou-me a entender as coisas de um modo distinto (organizar-me melhor, por exemplo, foi a melhor conquista deste ano; sou uma pro agora, haha). E é exatamente isso, não é uma questão de sorte, é uma questão de conquista e mereces tudo o que alcanças por mérito próprio! Agradecer sempre por tudo é muito importante e sinto que muita gente carece disso...

    Adorei o teu post, muito belo! Um feliz ano para ti! <3

    swacre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário deixou-me feliz, Sara! =)
      Fico muito contente quando alguém se identifica com o que escrevo!
      Em relação a organização, essa terá de ser a minha conquista de 2018. Não sou má, mas preciso de melhorar muito. Também quero ficar uma pro eheh :D
      Um feliz ano para ti também!

      Eliminar
  4. a passar por cá, hoje, para desejar um Feliz Ano Novo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado, querida :') Obrigado mesmo!

    Espero que 2018 seja ainda melhor. A todos os niveis :D
    Tão bom quando temos maturidade suficiente para refletir desta forma!

    NEW PERSONAL POST | HAPPY NEW YEAAAAR: WE WISH YOU ALL THE BEST <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. gostei do post e principalmente do ponto nº 2, muita gente não entende que nada cai do céu, pelo menos na esmagadora maioria das vezes!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar